Acção Social – Respostas Sociais

Ação Social – Respostas Sociais

A Acção Social é o conjunto de actividades desenvolvidas pela Administração Central (Estado), pelas Autarquias Locais e por Instituições Privadas de Segurança Social IPSS’s, tendo por objectivo o combate à exclusão social resultante das situações de pobreza ou carência económica, solidão e outros factores que desenvolvam fenómenos de segregação social.

Considera-se assim que a acção social é uma intervenção prioritária, das entidades mais próximas dos cidadãos.

É no conceito de proximidade à população e no combate aos factores de exclusão social, contribuindo para atenuar os efeitos da pobreza, que surgiram algumas das respostas sociais, desenvolvidas pela União das Freguesias de Santa iria de Azóia São João da Talha e Bobadela, uma União cada vez mais solidária.

Atendimento Integrado

Projeto de atendimento e acompanhamento social em parceria com o ISS, CM Loures e IPSS’s, com vista a uma resposta mais eficaz e eficiente com o objectivo da promoção da inserção social e comunitária dos indivíduos e famílias.

 Bolsa Manuais Escolares

Projeto que promove a reutilização dos manuais escolares. Além de servir objectivos económicos, permitindo a poupança das famílias, a troca de manuais escolares permite a promoção de boas práticas ambientais, desenvolve o sentido da partilha e solidariedade na comunidade.

Feira Social

Evento sócio cultural que promove a divulgação do artesanato local, urbano e afins, e, que se destina à angariação de fundos para o funcionamento da Loja Social.

Freguesia Amiga dos Idosos

Projeto que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem através de apoio comunitário e serviços de saúde, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica, habitação e comunicação e informação.

Apoio Psicossocial à Comunidade

 Serviço de atendimento Social e Psicológico prestado à comunidade que funciona em complementaridade e articulação, com vista à prevenção de comportamentos de risco ou à reintegração social de indivíduos e famílias multi-problemáticas, na comunidade.

Loja Social

Resposta social que visa colmatar ou suprir as necessidades imediatas de famílias carenciadas, nomeadamente através de bens alimentares, roupa e calçado, artigos para a casa, de puericultura e brinquedos;

 NAE – Núcleo de Apoio ao Emprego

Projeto que apoia medidas que visam estimular a inserção e reinserção no mercado de trabalho dos cidadãos ativos que se encontram em situação de desemprego.

Oficina Social:

Resposta social direcionada para os idosos e população carenciada que consiste em pequenas reparações, no domicílio, com o objectivo de melhorar as condições de habitabilidade e conforto.

Rede Social – Comissão Social de Freguesia da União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela:

Trata-se de um órgão agregador de trabalho em rede, assente nos princípios da Participação, Integração e Articulação com vista ao desenvolvimento Social local, tendo por base o planeamento participado e integrado, conduzindo à elaboração de diagnósticos sociais, planos de acção e planos de desenvolvimento concelhio.

Neste momento cumpre-se o Plano de Ação de 2016:

  • Plano de Ação 2016
  • Avaliação do Plano de Ação de 2015
  • Diagnóstico Social

Rede Social Loures

Prestação de Trabalho a Favor da Comunidade

Protocolo de articulação com a Direção Geral de Reinserção Social (DGRS).

Esta intervenção destina-se, sob deliberação do Tribunal e com o acompanhamento dos técnicos da DGRS, a reprovar o crime através da prestação de trabalho não remunerado, facilitando a reintegração do transgressor. Ou seja, promove medidas alternativas à prisão contribuindo para a consciencialização dos arguidos, relativamente aos valores vigentes na sociedade.