Um escudo de azul, com dois vidraceiros, vestidos com um avental, o da dextra volvido em cortesia, soprando dois tubos de vidro, aquecidos por chamas saíntes de um braseiro, alimentado por dois foles, em cima dos quais se encontram os vidraceiros, tudo de prata. Em chefe, escudete de prata, com um ramo de oliveira de prata frutado de negro. Contra-chefe ondado de prata e azul de seis peças. Uma coroa mural de prata de quatro torres. Um listel branco com a legenda de negro, em maiúsculas: «SANTA IRIA DE AZÓIA». Bandeira esquartelada de azul e branco; cordões e borlas de prata e azul.

São João da Talha utiliza a seguinte bandeira e brasão de armas:

Um escudo de prata, S. João Baptista de pé, com agnus dei de prata aos ombros, vestido de peles de prata e manto de vermelho, sustendo uma haste crucífera de negro, com lábaro de vermelho carregado com uma cruz firmada de prata, e com o pé esquerdo assente sobre uma talha de barro vermelho, posta em faixa, acompanhado à dextra de uma roda de indústria de negro e, à sinistra, de uma armação de moinho de negro, cordoada do mesmo e vestida de vermelho. Em ponta, cinco faixas ondadas de azul e prata. Uma coroa mural de prata de quatro torres. Um listel branco, com a legenda de negro, em maiúsculas: «S. JOÃO DA TALHA». Bandeira esquartelada de vermelho e branco; cordões e borlas de prata e vermelho.

Até 2003, data da sua elevação a vila, a freguesia de São João da Talha usava um brasão idêntico, excepto no tocante ao número de torres da coroa mural (três em vez das actuais quatro); de igual forma, para reflectir o novo estatuto, a partição da bandeira passou de plana de vermelho para esquartelada de vermelho e branco.

A Bobadela usa a seguinte bandeira e brasão de armas:

Um escudo de púrpura, com cabeça de bobo de ouro e uma roda dentada de vermelho, debruada de prata, alinhadas em faixa. Em chefe, coroa mariana de ouro, entre dois ramos de oliveira de prata, frutados de negro. Contra-chefe ondado de prata e azul de cinco peças. Uma coroa mural de prata de quatro torres. Um listel branco, com a legenda de negro, em maiúsculas: «BOBADELA – LOURES». Bandeira esquartelada de amarelo e vermelho; cordões e borlas de ouro e vermelho.

Antigo brasão da Bobadela.

100px-LRS-bobadela

Até à sua elevação a vila, a Bobadela usava o seguinte brasão:

Um escudo esquartelado: I de vermelho, cabeça de bobo de ouro; II de negro, com imagem de Nossa Senhora dos Remédios, vestida de vermelho e coroada de prata; III de negro, com oliveira arrancada de prata e folhada de verde; IV de vermelho, com roda dentada de ouro. Em contra-chefe, três faixas ondadas de azul. Uma coroa mural de prata de três torres. Um listel branco, com a legenda de negro, em maiúsculas: «FREGUESIA DE BOBADELA» (ou «BOBADELA – LOURES»). Bandeira esquartelada de amarelo e vermelho; cordões e borlas de ouro e vermelho.