O Projeto “Entulho com Arte” foi considerado elegível no âmbito da candidatura realizada ao AVISO “ECONOMIA CIRCULAR EM FREGUESIAS (JUNTAr +), promovido pelo Governo e que tem como pilares a utilização dos recursos de um modo mais eficiente, a valorização dos recursos locais e a economia circular nas comunidades, de norte a sul do país.
O Projeto “Entulho com Arte” foi a razão desta eleição, através de ações de sensibilização e formação sobre a temática em si, da capacitação da junta de freguesia em promover a recolha e tratamentos dos resíduos de construção e demolição, será possível criar uma nova janela de oportunidade para estes resíduos.
Esta será sem dúvida uma grande ajuda para combater, o que provavelmente, é o maior problema ambiental na freguesia.
O projeto “Entulho com arte” vai permitir aproveitar estes resíduos para base e sub-base de obras da Junta de Freguesia, nos caminhos e arruamentos, nos caminhos históricos – caminhos de Fátima e de santiago – para regularização e nivelamento dos pavimentos, na criação de mobiliário urbano, obras de arte e em lajetas para caminhos pedonais.