No âmbito do XVIII Concurso de Cultura Geral da rede RUTIS, a Academia Sénior da Freguesia de SSB foi recebida pela Universidade Sénior – Portela dos Sábios nas suas instalações na Portela (Loures), de onde partiram para a visita ao Museu de Cerâmica de Sacavém e Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais. O Museu de Cerâmica de Sacavém, memória da antiga fábrica de loiça de Sacavém que foi criada em meados de oitocentos tornou-se uma das produtoras de faiança fina mais reconhecidas em Portugal e na Europa. Desativada em 1994, manteve-se o espaço junto ao forno nº 18, para fazer nascer o museu que conta a história desta fábrica – e da evolução de Portugal no século XX.
Um momento para conhecer (ou recordar) uma das produtoras de faiança fina mais reconhecidas em Portugal e na Europa, graças à sua cerâmica baseada no caulino, uma argila com elevado grau de pureza.
No período da tarde, fomos recebidos no Pavilhão do Oriente onde decorreu o XVIII Concurso de Cultura Geral com 17 equipas inscritas da rede Rutis a nível nacional. A nossa equipa constituída pela Maria Amélia Gomes, Teresa Castelo Costa e Leandro Pinto teve uma prestação notável e que em muito nos honra.

Um dia que proporcionou momentos de aprendizagem mas também de convívio por todos os membros da Academia que estiveram presentes.